boas-praticas- email

   Semana 1   

21/10
Práticas de linguagem

22/10
Avaliação

   Semana 2   

Com o intuito de favorecer a integração entre as equipes e a oportunidade de refletir sobre a prática, o Centro de Formação promove, anualmente,  sessões de apresentação e debate sobre propostas pedagógicas desenvolvidas por professores das escolas do grupo Bahema. 

Reafirmamos, ano após ano, a nossa convicção de que este é um caminho potente para o fortalecimento de valores que marcam a nossa forma de atuar: a partilha do saber didático, a valorização da diversidade de experiências e a construção de uma comunidade de práticas formada por professores autores, críticos, inspirados e inspiradores. 

Este ano, recebemos 61  trabalhos relacionados às seguintes áreas: 

 

COMO OS PAINÉIS SERÃO ORGANIZADOS?

  • Encontros online, das 19h30 às 21h.
  • As mesas serão organizadas por área. 
  • Cada mesa contará com dois ou três painelistas. 
  • Cada painelista terá até 20 minutos para apresentação de seu trabalho.
  • Após as apresentações, haverá 30 minutos para discussão, comentários e perguntas organizadas  por um/a mediador/a. 
 

Relacionamos a seguir os painéis organizados por áreas. As sessões são simultâneas, portanto será possível participar de apenas uma mesa de cada área a cada dia. 

 

Inscreva-se para participar

21/10 - Práticas de linguagem

veronica-bocchio-300x300
Um olhar para o percurso: as práticas de escrita em três momentos da educação básica

Mediadora:
Veronica  Bochio

Painelistas:
Angélica Alamino e Fabrícia Muniz
Mariana David

Trabalhos:
- Hora do Lanche - práticas sociais de linguagem no cotidiano da escola para nutrir saberes e sabores
- Personal Journal: ajustes nas práticas de escrita no sétimo ano

Inscreva-se
Clarissa Buzinaro-300x300
Práticas de escrita nos campos da pesquisa e da formação cidadã

Mediadora:
Clarissa Buzinaro

Painelistas:
Camila Amorim Campos e Rafael Gonçalves 
Débora Viana De Alencar
Andrezza Mattar e Scyla Doneux

Trabalhos:
- O que é um rio?:  respostas sob o olhar sensível das crianças
- A Criança e a Cidade: My Neighborhood Project e a pesquisa sobre o bairro do Butantã
- Como vive uma criança indígena?

Inscreva-se
mariana aquino
Pesquisar e comunicar o aprendido

Mediadora:
Mariana Aquino

Painelistas:
Sabrina Marinho Simtob Silva e Cinthia Cristina De Paula
Caroline Oliveira
Jéssica Miranda Moreira

Trabalhos:
- InPA - Investigação, Pesquisa  e Apresentação
- Xingu - subindo o rio rumo à aventura do conhecimento
- Projeto Conhecendo o Balão: a transição da educação infantil para o ensino fundamental

Inscreva-se
juliana-karina-300x300
Compartilhar leituras e vivências

Mediadora:
Juliana Karina

Painelistas:
Adriele Albertina da Silva
Amanda Braga Marques Campos de Oliveira

Trabalhos:
- Criança lê pra criança: de pequenos leitores a grandes cidadãos
- Malas da F6: família é origem 

Inscreva-se
juliana-naves-fenelon-2-300x300
As linguagens artísticas no cotidiano da Educação Infantil

Mediadora:
Juliana Fenelon

Painelistas:
Ana Carolina Silva Correia
Cristiane Ferreira da Silva e Dayane Monteiro

Trabalhos:
- Arte Contemporânea na Educação Infantil: o diálogo entre projetos
- Vivenciar e experienciar arte: um diálogo entre linguagens artísticas e infâncias

Inscreva-se
juliana-giannini-300x300
Ler literatura e criar a partir do lido

Mediadora:
Juliana Giannini

Painelistas:
Lorena Fernandes dos Santos e Juliana Alvarez Leite Morato
Giulia de Almeida Valadares e Rodrigo de Paiva Correa
Marina Bento Veshagem

Trabalhos:
- A construção de um registro do percurso literário
- Qual é a sua "Cara de Espelho"? - leitura, escrita e autorreflexão a partir do livro de Heloísa Pires Lima
- O eu e o outro em cena: teatro e intertextualidade no 7º ano

Inscreva-se

22/10 - Avaliação

aline-evangelista-martins-300x300
Construção e avaliação das habilidades de escrita

Mediadora:
Aline Martins

Painelistas:
Amanda Gazze
Juliana Giannini e Silas Sampaio
Manuella Cristina Ferreira Lima e Diandra de Fátima Melo Campos

Trabalhos:
- Desenvolvimento de competências em leitura, escrita, oralidade e escuta
- O portfólio como forma de avaliação da escrita
- De carta em carta - desenvolvimento de habilidades de escrita, sociais e interpessoais

Vagas esgotadas
celina-martins-de-mello-moraes-02-300x300
Avaliação, autorregulação e engajamento

Mediadora:
Celina Moraes 

Painelistas:
Maria Júlia Araújo Menezes
Anita Galvão
Veronica Bochio

Trabalhos:
- Avaliação formativa e autorregulação nas aulas de Matemática
- Transformando livros em jogo de percurso: um mergulho na arte, na literatura e na língua inglesa.
- Active readers are active learners: a formação de leitores ativos e críticos em língua inglesa 

Inscreva-se

23/10 - Educação digital

debora sebriam
Ferramentas para apoiar as práticas de leitura e escrita

Mediadora:
Debora Sebriam

Painelistas:
Narjara Oliveira Reis
Livia Gomes Borges Rauta
Natalia Caires Abrantes

Trabalhos:
- Escrevendo a Leitura de Ideias para Adiar o Fim do Mundo
- Pensamento computacional nos anos iniciais: Scratch como ferramenta para criação de histórias.
- Novas formas de leitura e registro do que leu!

Inscreva-se
lanqui
Recursos sonoros, visuais e lógicos na prática pedagógica

Mediadora:
Lanqui Ribeiro

Painelistas:
Gustavo Lagoeiro 
João Pires e Marcus Vinicius Laurenti
Vinícius Nicolodelli

Trabalhos:
- Cartografia e elaboração de Mapa Digitais.
- Diferentes formas de contar: pensamento computacional, metacognição e lógica matemática no 9º ano
- Sonoplastia do Cotidiano

Inscreva-se
helena-mendonca-2-300x300
Temas emergentes do digital: IA, algoritmos e cidadania digital

Mediadora:
Helena Mendonça

Painelistas:
Ricardo Elias Delgado
Renata Akemi Maekawa
Tiago Carturani e Vitória da Silva Macedo

Trabalhos:
- Inteligência Artificial: do off-line até os problemas do ChatGPT
- Explorações do Scratch no 6º ano
- Reflexões sobre convivência digital nos anos iniciais do Ensino Fundamental II

Inscreva-se

28/10 - Práticas Inclusivas

fernando-perina-300x300
Práticas inclusivas e corporeidade na escola

Mediador:
Fernando Perina

Painelistas:
Giulia Aguiar
Matheus Marim Silva
Raphael Alves Coelho

Trabalhos:
- Desenho e corporeidade
- Educação Inclusiva em Ciências: Estratégias e Ferramentas Personalizadas para Atender às Necessidades de Estudantes com Deficiências
- Jogos e Brincadeiras: um olhar inclusivo nas propostas da Educação Física

Vagas esgotadas
andrea-polo1-300x300
Espaços e atividades diversas para e corpos e habilidades diversas

Mediadora:
Andréa Polo

Painelistas:
Cinthia Medeiros
Simone Ribeiro da Silva e Kelly Scheer
Elisa Hamdan Ferreira e Juliana Martins

Trabalhos:
- O Quintal como Espaço de Descoberta - Corpo, Movimento e Convívio Multietário
- Espaços e eventos escolares: um olhar inclusivo 
- TUA: O DUA aplicado à língua portuguesa e às expressões artísticas

Vagas esgotadas

29/10 - Convivência e Formação Moral

WhatsApp Image 2024-10-02 at 17.43.22
Diálogo e participação na resolução de conflitos

Mediadora:
Lidiane Torres

Painelistas:
Celia Flores e Amanda Marchón
Luana de Arruda dos Santos
Camila Camargo

Trabalhos:
- Assembleia de Estudantes do Centro Educacional Viva - exercitando o ambiente sócio-moral como currículo implícito
- Tecendo laços: Práticas pedagógicas na resolução de conflitos.
- Rodas de discussões produtivas e o impacto positivo no grupo

Inscreva-se
katia-keiko-matunaga-300x300
Brincadeiras e interações de qualidade na educação integral de crianças

Mediadora:
Katia Keiko

Painelistas:
Beatriz Gomes Nishimura dos Santos
Jessica Evelin
Mila Zacharias e Beatriz Meme

Trabalhos:
- Projeto Caixa da Natureza: uma proposta de troca com grupos educacionais diversos
- Vamos brincar de carrinho? Explorando as Brincadeiras de Meninos e Meninas na Educação Infantil.
- Educação integral em tempo integral na Escola Viva: autonomia e preservação da cultura do brincar

Inscreva-se
viviane-rei-qudr-300x300
Aprender e partilhar o saber com os pares

Mediadora:
Viviane Rei

Painelistas:
Adriana Miritello Terahata
Anna Beatriz Caramelo
Rafaella Botelho Cursino Portella e Malu Montenegro Sobreira Almeida

Trabalhos:
- Rede do Saber: uma experiência de personalização da aprendizagem, autonomia e protagonismo das crianças
- As diferentes formas de viver a infância: um caminho de (des)construção
- Ser, conviver e aprender com os pares.

Inscreva-se
Cleyton Machado_Site-1
Convivência, bem comum e construção de habilidades socioemocionais

Mediador:
Cleyton Machado

Painelistas:
Camila Otto e Ângela Andrade
Paula Camargo e Luiza Zaidan
Priscila Oliveira da Silva Pereira

Trabalhos:
- A arte como bem comum - Ateliê Aberto, tempo e espaços de convivência
- A potência do trabalho de campo e do produto curta-metragem como mobilizador das competências socioemocionais: acúmulos e desafios do campo em Brasília com estudantes do 3ºEM
- Cultivando a Inteligência Emocional na Sala de Aula: O Impacto do Projeto VIVAA!

Inscreva-se

30/10 - Decolonialidade e Antirracismo

luiza-moraes-1-300x300
A decolonialidade do corpus literário

Mediadora:
Luiza Moraes

Painelistas:
Darielen Aparecida Gotardo
Daniele Maria Soares de Carvalho
Nilson Joaquim da Silva

Trabalhos:
- Uma viagem de descobertas entre Brasil e Guiné-Bissau
- Articulando saberes ancestrais: educação antirracista a partir das obras de Inaldete Pinheiro
- Lugares de fala e de silêncio em contos antirracistas de Machado de Assis e de Conceição Evaristo

Inscreva-se
PHOTO-2024-03-28-10-27-42
Propostas decoloniais e antirracistas: do currículo ao dia a dia na escola

Mediadora:
Lisangela Kati

Painelistas:
Eduardo Russell
Vander Luís Duarte Rodrigues e Evani Maria Barbosa
Eder Camargo

Trabalhos:
- Recontar histórias: heroínas negras em foco
- A Experiência da Comissão Etnorracial na Escola Autonomia
- Neoliberalismo e decolonialidade

Inscreva-se
fabio-conceicao-300x300
Olhares decoloniais para corpos que gingam, cantam, dançam e produzem conhecimento e cultura

Mediador:
Fábio Conceição

Painelistas:
Guilherme de Azeredo Coelho
Manoel Eduardo Marcondes Carneiro Ghizzi
Evani Barbosa

Trabalhos:
- Qual o som que o silêncio faz? Rompendo as dicotomias natureza/cultura e corpo/mente
- Decolonizando corpos e mentes. Propostas pedagógicas nas aulas de Capoeira curricular da Escola Viva.
- Samba a gente não perde o prazer de cantar!

Inscreva-se
clarissa-britto-1-300x300
Projetos decoloniais e antirracistas: olhares para o passado, o presente e o futuro

Mediadora:
Clarissa Brito

Painelistas:
Rafael Leona e Martins Pantuso
Olga Aboim e Cristiane Motta
Marcel Valentino Bozzo e Cláudia Maluhy Goldberger

Trabalhos:
- Memórias do Futuro: para que lembrar? O que se lembra? Quem tem direito à memória? 
- Povos Originários: um resgate de quem somos nós
- Por que o coronavírus mata mais as pessoas negras e pobres no Brasil e no mundo?

Inscreva-se
cfv_boas particas linha