Semana 1
Semana 2
Com o intuito de favorecer a integração entre as equipes e a oportunidade de refletir sobre a prática, o Centro de Formação promove, anualmente, sessões de apresentação e debate sobre propostas pedagógicas desenvolvidas por professores das escolas do grupo Bahema.
Reafirmamos, ano após ano, a nossa convicção de que este é um caminho potente para o fortalecimento de valores que marcam a nossa forma de atuar: a partilha do saber didático, a valorização da diversidade de experiências e a construção de uma comunidade de práticas formada por professores autores, críticos, inspirados e inspiradores.
Este ano, recebemos 61 trabalhos relacionados às seguintes áreas:
- Práticas de linguagem
- Avaliação
- Educação Digital
- Práticas inclusivas
- Convivência e formação moral
- Decolonialidade e educação antirracista
COMO OS PAINÉIS SERÃO ORGANIZADOS?
- Encontros online, das 19h30 às 21h.
- As mesas serão organizadas por área.
- Cada mesa contará com dois ou três painelistas.
- Cada painelista terá até 20 minutos para apresentação de seu trabalho.
- Após as apresentações, haverá 30 minutos para discussão, comentários e perguntas organizadas por um/a mediador/a.
Relacionamos a seguir os painéis organizados por áreas. As sessões são simultâneas, portanto será possível participar de apenas uma mesa de cada área a cada dia.
Um olhar para o percurso: as práticas de escrita em três momentos da educação básica
Mediadora:
Veronica Bochio
Painelistas:
Angélica Alamino e Fabrícia Muniz
Mariana David
Trabalhos:
- Hora do Lanche - práticas sociais de linguagem no cotidiano da escola para nutrir saberes e sabores
- Personal Journal: ajustes nas práticas de escrita no sétimo ano
Práticas de escrita nos campos da pesquisa e da formação cidadã
Mediadora:
Clarissa Buzinaro
Painelistas:
Camila Amorim Campos e Rafael Gonçalves
Débora Viana De Alencar
Andrezza Mattar e Scyla Doneux
Trabalhos:
- O que é um rio?: respostas sob o olhar sensível das crianças
- A Criança e a Cidade: My Neighborhood Project e a pesquisa sobre o bairro do Butantã
- Como vive uma criança indígena?
Pesquisar e comunicar o aprendido
Mediadora:
Mariana Aquino
Painelistas:
Sabrina Marinho Simtob Silva e Cinthia Cristina De Paula
Caroline Oliveira
Jéssica Miranda Moreira
Trabalhos:
- InPA - Investigação, Pesquisa e Apresentação
- Xingu - subindo o rio rumo à aventura do conhecimento
- Projeto Conhecendo o Balão: a transição da educação infantil para o ensino fundamental
Compartilhar leituras e vivências
Mediadora:
Juliana Karina
Painelistas:
Adriele Albertina da Silva
Amanda Braga Marques Campos de Oliveira
Trabalhos:
- Criança lê pra criança: de pequenos leitores a grandes cidadãos
- Malas da F6: família é origem
As linguagens artísticas no cotidiano da Educação Infantil
Mediadora:
Juliana Fenelon
Painelistas:
Ana Carolina Silva Correia
Cristiane Ferreira da Silva e Dayane Monteiro
Trabalhos:
- Arte Contemporânea na Educação Infantil: o diálogo entre projetos
- Vivenciar e experienciar arte: um diálogo entre linguagens artísticas e infâncias
Ler literatura e criar a partir do lido
Mediadora:
Juliana Giannini
Painelistas:
Lorena Fernandes dos Santos e Juliana Alvarez Leite Morato
Giulia de Almeida Valadares e Rodrigo de Paiva Correa
Marina Bento Veshagem
Trabalhos:
- A construção de um registro do percurso literário
- Qual é a sua "Cara de Espelho"? - leitura, escrita e autorreflexão a partir do livro de Heloísa Pires Lima
- O eu e o outro em cena: teatro e intertextualidade no 7º ano
Construção e avaliação das habilidades de escrita
Mediadora:
Aline Martins
Painelistas:
Amanda Gazze
Juliana Giannini e Silas Sampaio
Manuella Cristina Ferreira Lima e Diandra de Fátima Melo Campos
Trabalhos:
- Desenvolvimento de competências em leitura, escrita, oralidade e escuta
- O portfólio como forma de avaliação da escrita
- De carta em carta - desenvolvimento de habilidades de escrita, sociais e interpessoais
Avaliação, autorregulação e engajamento
Mediadora:
Celina Moraes
Painelistas:
Maria Júlia Araújo Menezes
Anita Galvão
Veronica Bochio
Trabalhos:
- Avaliação formativa e autorregulação nas aulas de Matemática
- Transformando livros em jogo de percurso: um mergulho na arte, na literatura e na língua inglesa.
- Active readers are active learners: a formação de leitores ativos e críticos em língua inglesa
Ferramentas para apoiar as práticas de leitura e escrita
Mediadora:
Debora Sebriam
Painelistas:
Narjara Oliveira Reis
Livia Gomes Borges Rauta
Natalia Caires Abrantes
Trabalhos:
- Escrevendo a Leitura de Ideias para Adiar o Fim do Mundo
- Pensamento computacional nos anos iniciais: Scratch como ferramenta para criação de histórias.
- Novas formas de leitura e registro do que leu!
Recursos sonoros, visuais e lógicos na prática pedagógica
Mediadora:
Lanqui Ribeiro
Painelistas:
Gustavo Lagoeiro
João Pires e Marcus Vinicius Laurenti
Vinícius Nicolodelli
Trabalhos:
- Cartografia e elaboração de Mapa Digitais.
- Diferentes formas de contar: pensamento computacional, metacognição e lógica matemática no 9º ano
- Sonoplastia do Cotidiano
Temas emergentes do digital: IA, algoritmos e cidadania digital
Mediadora:
Helena Mendonça
Painelistas:
Ricardo Elias Delgado
Renata Akemi Maekawa
Tiago Carturani e Vitória da Silva Macedo
Trabalhos:
- Inteligência Artificial: do off-line até os problemas do ChatGPT
- Explorações do Scratch no 6º ano
- Reflexões sobre convivência digital nos anos iniciais do Ensino Fundamental II
28/10 - Práticas Inclusivas
Práticas inclusivas e corporeidade na escola
Mediador:
Fernando Perina
Painelistas:
Giulia Aguiar
Matheus Marim Silva
Raphael Alves Coelho
Trabalhos:
- Desenho e corporeidade
- Educação Inclusiva em Ciências: Estratégias e Ferramentas Personalizadas para Atender às Necessidades de Estudantes com Deficiências
- Jogos e Brincadeiras: um olhar inclusivo nas propostas da Educação Física
Espaços e atividades diversas para e corpos e habilidades diversas
Mediadora:
Andréa Polo
Painelistas:
Cinthia Medeiros
Simone Ribeiro da Silva e Kelly Scheer
Elisa Hamdan Ferreira e Juliana Martins
Trabalhos:
- O Quintal como Espaço de Descoberta - Corpo, Movimento e Convívio Multietário
- Espaços e eventos escolares: um olhar inclusivo
- TUA: O DUA aplicado à língua portuguesa e às expressões artísticas
Diálogo e participação na resolução de conflitos
Mediadora:
Lidiane Torres
Painelistas:
Celia Flores e Amanda Marchón
Luana de Arruda dos Santos
Camila Camargo
Trabalhos:
- Assembleia de Estudantes do Centro Educacional Viva - exercitando o ambiente sócio-moral como currículo implícito
- Tecendo laços: Práticas pedagógicas na resolução de conflitos.
- Rodas de discussões produtivas e o impacto positivo no grupo
Brincadeiras e interações de qualidade na educação integral de crianças
Mediadora:
Katia Keiko
Painelistas:
Beatriz Gomes Nishimura dos Santos
Jessica Evelin
Mila Zacharias e Beatriz Meme
Trabalhos:
- Projeto Caixa da Natureza: uma proposta de troca com grupos educacionais diversos
- Vamos brincar de carrinho? Explorando as Brincadeiras de Meninos e Meninas na Educação Infantil.
- Educação integral em tempo integral na Escola Viva: autonomia e preservação da cultura do brincar
Aprender e partilhar o saber com os pares
Mediadora:
Viviane Rei
Painelistas:
Adriana Miritello Terahata
Anna Beatriz Caramelo
Rafaella Botelho Cursino Portella e Malu Montenegro Sobreira Almeida
Trabalhos:
- Rede do Saber: uma experiência de personalização da aprendizagem, autonomia e protagonismo das crianças
- As diferentes formas de viver a infância: um caminho de (des)construção
- Ser, conviver e aprender com os pares.
Convivência, bem comum e construção de habilidades socioemocionais
Mediador:
Cleyton Machado
Painelistas:
Camila Otto e Ângela Andrade
Paula Camargo e Luiza Zaidan
Priscila Oliveira da Silva Pereira
Trabalhos:
- A arte como bem comum - Ateliê Aberto, tempo e espaços de convivência
- A potência do trabalho de campo e do produto curta-metragem como mobilizador das competências socioemocionais: acúmulos e desafios do campo em Brasília com estudantes do 3ºEM
- Cultivando a Inteligência Emocional na Sala de Aula: O Impacto do Projeto VIVAA!
A decolonialidade do corpus literário
Mediadora:
Luiza Moraes
Painelistas:
Darielen Aparecida Gotardo
Daniele Maria Soares de Carvalho
Nilson Joaquim da Silva
Trabalhos:
- Uma viagem de descobertas entre Brasil e Guiné-Bissau
- Articulando saberes ancestrais: educação antirracista a partir das obras de Inaldete Pinheiro
- Lugares de fala e de silêncio em contos antirracistas de Machado de Assis e de Conceição Evaristo
Propostas decoloniais e antirracistas: do currículo ao dia a dia na escola
Mediadora:
Lisangela Kati
Painelistas:
Eduardo Russell
Vander Luís Duarte Rodrigues e Evani Maria Barbosa
Eder Camargo
Trabalhos:
- Recontar histórias: heroínas negras em foco
- A Experiência da Comissão Etnorracial na Escola Autonomia
- Neoliberalismo e decolonialidade
Olhares decoloniais para corpos que gingam, cantam, dançam e produzem conhecimento e cultura
Mediador:
Fábio Conceição
Painelistas:
Guilherme de Azeredo Coelho
Manoel Eduardo Marcondes Carneiro Ghizzi
Evani Barbosa
Trabalhos:
- Qual o som que o silêncio faz? Rompendo as dicotomias natureza/cultura e corpo/mente
- Decolonizando corpos e mentes. Propostas pedagógicas nas aulas de Capoeira curricular da Escola Viva.
- Samba a gente não perde o prazer de cantar!
Projetos decoloniais e antirracistas: olhares para o passado, o presente e o futuro
Mediadora:
Clarissa Brito
Painelistas:
Rafael Leona e Martins Pantuso
Olga Aboim e Cristiane Motta
Marcel Valentino Bozzo e Cláudia Maluhy Goldberger
Trabalhos:
- Memórias do Futuro: para que lembrar? O que se lembra? Quem tem direito à memória?
- Povos Originários: um resgate de quem somos nós
- Por que o coronavírus mata mais as pessoas negras e pobres no Brasil e no mundo?