banner-Aug-08-2025-07-35-51-8023-PM

Encontros que Inspiram: Partilha, Reflexão e Construção. Online e gratuito.

2 semanas, de segunda a quarta, sempre às 19h30.
15, 16 e 17 de setembro  |  22, 23 e 24 de setembro. 

Com o intuito de favorecer a integração entre as equipes e a oportunidade de refletir sobre a prática, o Centro de Formação promove, anualmente,  sessões de apresentação e debate sobre propostas pedagógicas desenvolvidas por professores das escolas do grupo Bioma educação.

Reafirmamos, ano após ano, a nossa convicção de que este é um caminho potente para o fortalecimento de valores que marcam a nossa forma de atuar: a partilha do saber didático, a valorização da diversidade de experiências e a construção de uma comunidade de práticas formada por professores autores, críticos, inspirados e inspiradores.

Durante 6 dias, serão apresentados
68 trabalhos nas seguintes áreas: 

  • 15/9: Linguagens 
  • 16/9: Currículo e Avaliação 
  • 17/9: Decolonialidade e Antirracismo
  • 22/9: Convivência e Formação Moral
  • 23/9: Educação Digital 
  • 24/9: Educação para a Sustentabilidade

Como os painéis
serão organizados?

  • Encontros online, das 19h30 às 21h.
  • Mesas organizadas por área. 
  • Dois ou três painelistas por mesa. 
  • Cerca de  20 minutos para cada apresentação. 
  • Cerca de 30 minutos para discussão, comentários e perguntas organizadas  por um/a mediador/a.
     
As sessões são simultâneas, portanto será possível participar de apenas uma mesa de cada área a cada dia.

15/09 - Linguagens

Sandra_durazzo

Mesa 1: Arte, cultura e poesia: contextos diversos para a experiência em língua estrangeira

Mediadora:
Sandra Durazzo

Recife: entre mercados, brinquedos e manguebeat

Ana Cecília Rocha de Oliveira e Joana Gabriela Silva de Oliveira Bezerra
Colégio Apoio - EF1

Linguagem, afeto e símbolo: Easter por outro ângulo.

Mariana Tavares Spezani
Fórum Cultural - EI

 
 
 
 
 
 
 
Viviane-Rei

Mesa 2 - Experiências estéticas na Educação Infantil 

Mediadora:
Viviane Rei

Reconfigurando o espaço de convívio na educação infantil: as linhas como construtoras de pertencimento, expressão, criação e organização do território ocupado.

Camila Otto Diniz Ferreira
Balão Vermelho - EI

Autorretrato na Educação Infantil: Um estudo profundo sobre o esquema facial 

Paola Ruas, Luiza Sartori e Helena Fontenele
Escola Parque  - EI

A linguagem que mora nos objetos

Mariana Coutinho Lethier de Mello e Larissa Lugão Melo
Fórum Cultural - EI 

 

juliana-fenelon

Mesa 3: Interações qualificadas para a aprendizagem da leitura e da escrita

Mediadora:
Juliana Fenelon

Entre palavras e pares, uma nova forma de recontar

Patricia Paulo Antal
Escola da Vila - EF1

Interação como perspectiva ampliada: o trabalho com crianças entre um e seis anos na escola Balão Vermelho.

Esperança Lessa Goyatá Albino
Balão Vermelho - EI 

Da capa à contracapa: para além de conversas sobre o enredo literário

Natalia da Cruz e Thaily Sue Nagae
Escola da Vila - EI 

Luisa-Moraes

Mesa 4 - Discussão:  prática pedagógica transversal ao currículo da Educação Básica 

Mediadora:
Luiza Moraes

Discussão produtiva como prática essencial do ensino

Andréa Polo
Escola da Vila - EI

Do autoconhecimento ao compromisso: vivência filosófica na construção de assembleia estudantil

Cleyton Machado
Escola Autonomia - EF2

Caminhos filosóficos para uma educação dialógica

Adrica Camila Viana de Amorim
Colégio Apoio - EF2

 
Fernando-Perina

Mesa 5 - A linguagem do corpo

Mediador:
Fernando Perina

Avaliação formativa na área de Corpo e Movimento - aulas de capoeira 

Manoel Eduardo Marcondes Carneiro Ghizzi
Escola Vila - EF1

Travessias: do solo ao ar

Luisa Borsari de Araujo
Escola Viva

Corpo e movimento na Educação Física Escolar

Silvio Airlie Tavares Neto
Escola Parque - todos os segmentos

Lidiane-Torres

Mesa 6: Brincadeiras e festas tradicionais na Educação Infantil 

Mediadora:
Lidiane Torres

Brincadeiras tradicionais: encontro entre turmas e saberes

Ana Carolina Silva Correia e Paula Romanelli Simões
Balão Vermelho - EI

Folia no Quintal: sons, cores e brincadeiras do Carnaval

Cinthia Medeiros
Escola da Vila - Berçário 

 

16/09 - Currículo e Avaliação

Ivana-Brito
Mesa 1: Avaliar, analisar e  intervir: um caminho formativo 
 

Mediadora:
Ivana Brito

Infantil 1: o papel das intervenções na construção da escrita

Andrea Tambelli e Day Monteiro
Escola da Vila - EI

Avaliação do percurso de aprendizagem no 7º ano: Como são produzidas as notícias?

Stella Rona
Escola da Vila - EF2

Recuperação metacognitiva: do erro à aprendizagem significativa

Aline Silveira Garcias e Anaïs de Almeida Campos Cordeiro
Balão Vermelho - EF2

 
 
 
Juliana-Karina

Mesa 2 - Caminhos diversos para a aprendizagem da leitura e da escrita

Mediadora:
Juliana Karina

Identificando e eliminando possíveis barreiras de aprendizagens na escrita de contos

Camila Camargo
Escola da Vila - EF1

Leitura por si mesmo e a leitura de si mesmo na alfabetização inicial

Dayuni Andrade
Escola da Vila - EF1

A reescrita de contos: aprender a imitar antes de aprender a inventar

Camila Amorim Campos e Juliana Franca e Ferreira Ribeiro
Balão Vermelho - EF1

 
Adriana Nobrega

Mesa 3 - Matemática e estatística: percursos metodológicos

Mediadora:
Adriana Nobrega

Atividades que encantam e ensinam matemática

Aretha Sales Verdião
Colégio Apoio - EF2

Narrativas em Movimento: uma proposta didática para a leitura crítica de gráficos na Cinemática

Bruno Augusto Rodrigues
Balão Vermelho - EM

Aline-Martins--

Mesa 4 - Reflexões sobre a didática da escrita

Mediadora:
Aline Evangelista

Práticas de produção em língua inglesa: equilibrando produções de longo fôlego com tarefas curtas e espontâneas

Veronica Bochio
Escola da Vila - todos os segmentos

Refletir, revisar, reescrever: pautas de revisão como ferramenta formativa na produção escrita em inglês

Diana Pessoa de Almeida
Escola da Vila - EF2

F6 Short Stories- the use of ChatGpt as a tool for creative writing

Diogo Peixoto Pinheiro
Fórum Cultural - EF2

avatar

Mesa 5 - Ciências Humanas: currículo e metodologia em debate

Mediador:
Cleyton Machado

Metodologia do “quebra-cabeça” (Jigsaw) para abordagem da Revolução Haitiana

Raphael Moreira Ferraz
Escola Parque - EF2

O encontro entre o estudo do meio e a pedagogia de projetos: reflexões a partir do trabalho desenvolvido no Ciclo 4 da Escola da Vila

Ricardo Buzzo e Pedro Rittner
Escola da Vila - EF2

17/09 - Decolonialidade e Antirracismo

fabio-conceição

Mesa 1 - Identidade,  representatividade e pertencimento para uma formação antirracista

Mediador:
Fábio Conceição

Negro Muro: grafismo, valorização negra e o percurso das crianças pela cidade

Matheus de Abreu Bello e Juliana Marinho Lobo Fernandes
Escola Parque - EF1

How can we fight racism?

Nathalia Moreira Athanazio e Diogo Peixoto Pinheiro
Fórum Cultural - EF2

Raízes que nos formam: cultura afro-brasileira e antirracismo no 1º ano

Laíze dos Anjos
Centro Viva - EF1

 
 
Cintia-benute-e-Paula-lisboa

Mesa 2- Corpo em movimento para uma educação decolonial 

Mediadora:
Cinthia Benute e Paula Lisboa 

De ciranda em ciranda com Lia de Itamaracá: educação antirracista com bebês de 1 ano e 5 meses a 3 anos

Angela de Araújo Silva
Autonomia - EI

Matrizes africanas na cultura popular brasileira: as possibilidades do maracatu para crianças de 4 e 5 anos

Beatriz Wajntal Meme
Escola Viva - EI 

Arte/Educação decolonial, o corpo como episteme

Inaê Veríssimo do Nascimento
Colégio Apoio - EF2

lisangela-kati

Mesa 3 - Decolonização do currículo: projetos de Geografia, Literatura e Inglês

 

Mediadora:
Lisângela Kati Nascimento

Lugares, Cores e Histórias: o Pequeno Manual Antirracista, arte afro-Brasileira e territórios negros em Florianópolis no século XIX

Janaina Benincá de Salles
e Helenira Paulino
Autonomia - EF2

Reflexões sobre as origens da literatura brasileira

Narjara Oliveira Reis
Autonomia - EM

Entre palavras e silêncios: um olhar para o racismo e os estereótipos no ensino de inglês

Andreia A. Silva
Escola da Vila - EF1

22/09 - Convivência e formação moral

Giocondo-Magalhaes

Mesa 1 - Intervenções docentes para a aprendizagem da convivência

Mediador:
Giocondo Magalhães

Machismo no cotidiano escolar: uma análise das estruturas físicas e simbólicas 

Layla Macauda
Escola da Vila - EF1

Projeto Convivialidade

Maristela Andrade e Alexia Alves
Escola Parque - EF1

 
 
 
 
 
 
 
 
katia-keikp

Mesa 2 - Projetos e espaços que educam para a convivência

Mediadora:
Katia Keiko

Período integral: um espaço para aprender, crescer e criar

Monique Aguiar e Danielle Harduim
Fórum Cultural - EI

Projeto Educar PRF - Transformando atitudes para salvar vidas

Thalita Michelson Pitz e Adriana Heizen
DUAL Blumenau - EF1

Cultivar afetos e saberes: a escola que também se forma nas pausas

Irene Monteiro  e Isabella Messa
Escola da Vila- EF1

Cristina-maher

Mesa 3 - Cultura, política e formação moral

Mediadora:
Cristina Maher

Sou, porque somos - a cultura do Vale do Jequitinhonha na Festa Junina

Ângela Santos de Andrade e Fernanda Cecília Campos Coimbra
Balão Vermelho - EI a EM 

Reflexão moral da prática

Gabrielle Souto Maior Gonçalves e Antonio Pinto Sales Filho
Escola Parque - EF1

Democracia na Prática: uma experiência político-pedagógica na Câmara de Vereadores de Niterói

Luciana di Mota e Nathália Lerner
Fórum Cultural - EF1

ana-paula-costa

Mesa 4 - Diálogo e cooperação:  a construção de espaços seguros para a aprendizagem da convivência 

Mediadora:
Ana Paula da Costa

Construindo uma cultura de diálogo e cooperação na escola: contribuições dos trabalhos em grupo e assembleias

Adriana Miritello Terahata
Escola da Vila -  EF1

Entre Nós – aprendizados de comunicação e convivência

Karla Larissa de Lima Guilherme
Colégio Apoio - EF1

Olhar que cuida, mãos que apoiam: na escola ninguém fica sozinho

Anna Beatriz Vieira
Centro Viva - EF1

23/09 - Educação Digital

Fermín-Darmidjian
Mesa 1 - Cidadania Digital 
 

Mediadora:
Fermín Darmidjian 

Educar com IA, sem Perder a Humanidade: Práticas que Transformam

Gabriela Sena Souza
Escola Parque - EM

Cidadania Digital em Construção: caminhos percorridos pela Escola Mais

Debora Sebriam e  Gabriel Gomes De Campos
Escola Mais - todos os segmentos

Confiança em conteúdos digitais em tempos de Inteligência Artificial

Ricardo Elias Delgado
Escola Viva - EF1

 
 
Helena-Mendonça-1

Mesa 2 - Criar com criticidade em ambientes digitais

Mediadora:
Helena Mendonça

Dilemas e desafios do cidadão digital: reflexões, compartilhamento e registro

Caique Silveira Pinto Coelho
Escola Parque - EF1

Pesquisa, Cultura e Tecnologia: uma experiência interdisciplinar com ferramentas digitais e cultura maker

Náthalie Rúbia Pereira da Silva Menezes e Maria Helena Cavalcanti Leitão
Colégio Apoio - EF1

Speak Up: videos for climate change

Amanda Santos
Escola Parque - EM

Adriana-Torres

Mesa 3 - Mapas, imagens e vozes: a presença do digital na concepção de projetos didáticos

Mediadora:
Adriana Torres

O mundo pelas lentes de quem o explora

Vilma Freire de Melo e Silva
Escola Parque - EI

Conhecendo a Geografia Física do Brasil através de Mapas Temáticos Interativos

Vitória da Silva Macedo e Tiago Carturani
Autonomia - EF2

Aprender inglês no século 21: um mar de recursos e uma bússola chamada bom senso

Fernando Ozanich de Oliveira
Escola Viva - EF1

Lanqui

Mesa 4 - Aprendizagens com Scratch e Inteligência Artificial

Mediadora:
Lanqui Ribeiro

Criando um jogo de pega-pega com IA: Reflexões dos estudantes sobre Inteligência Artificial no EM

João Pires
Escola da Vila - EM

Scratch Day: Explorando a Criatividade e o Pensamento Computacional

Alice Pedroso e Isys Assumpção Hypolito
Escola Mais - todos os segmentos

24/09 - Educação para a Sustentabilidade

Micha-Fillardi

Mesa 1 - Consumo consciente

Mediador:
Micha Fillardi

Química na Cozinha: como a produção de alimentos e outros projetos pode despertar o interesse dos estudantes do 1o ano do Laboratório de Química

Leonardo Dantas Leandro
Escola Parque - EM

Nada se perde, tudo se aproveita.

Luciana di Mota Trindade e Juliana Vianna Barros
Fórum Cultural - EF1

 
 
 
 
 
 
 
nicolas-quintana

Mesa 2 - Ecologia e Sustentabilidade: um olhar para o Ensino Médio 

Mediadora:
Nicolas Quintana

Jogos Educativos sobre o Antropoceno

Onaldo Luis Brancante Machado Filho
Escola Parque - EM

Quais devem ser os objetivos e práticas no ensino e aprendizagem das mudanças climáticas?

Mauritz Gregório de Vries
Escola da Vila - EM

 
 
andrea-polo

Mesa 3: Cantos, cores e encantos: experiências de aprendizagem na natureza

Mediadora:
Andréa Polo

Natureza como inspiração

Nathália Aparecida dos Santos e Beatriz Gomes Nishimura dos Santos
Escola da Vila - EI

Rastro de penas: as aves e as infâncias em travessia pelo território da escola

Bruna Monsanto, Laura Mendes e Dirceu Michalski
Escola Parque - EI

Painel Aves Brasileiras - conhecer para preservar

Carolina de Nicola 
Autonomia - EF1

 
rodapé-1