
Garantir às crianças o direito a viver plenamente a infância implica regulamentar plataformas digitais, fiscalizar publicidade e responsabilizar big techs, mas isso não é tudo: é essencial assegurar condições concretas para que a curiosidade infantil encontre estímulo para o desenvolvimento do pensamento científico, da autonomia, da criatividade, das múltiplas formas de expressão, das boas experiências éticas e estéticas.
Brincar, criar, aprender a conviver com os pares e desfrutar da natureza são caminhos potentes para assegurar que cada criança viva a infância em plenitude, com dignidade, afeto e oportunidades de aprender e crescer.
Reconhecendo a necessidade de ampliar e aprofundar este debate, convidamos pesquisadores, educadores e artistas para discutir a importância de conhecer e respeitar o desenvolvimento infantil. Imaginação, criatividade e as diferentes linguagens criadoras — da arte ao jogo, da música ao desenho, da literatura à invenção poética — serão temas abordados neste ciclo de conferências pensado para familiares e educadores das infâncias.
Contaremos com as honrosas presenças de Adriana Klisys, Adriana Friedmann, Ilana Katz, María Emilia López e Rodrigo Nejm, em conferências online síncronas. Junte-se a essa equipe de profissionais para compreender, celebrar e defender a infância como tempo de descobertas, afetos e criações singulares.
Encontros online e gratuitos,
das 19h30 às 20h45

29 de setembro: Adriana Klisys
6 de outubro: Adriana Friedmann
22 de outubro: Ilana Katz
29 de outubro: María Emilia López
5 de novembro: Rodrigo Nejm


ADRIANA KLISYS
29 de setembro (segunda-feira)
Viagem lúdica: rotas para brincar além das telas
Mediação: Andréa Polo (Escola da Vila) e Mary Wermelinger (Fórum Cultural)
Foi finalista do prêmio Jabuti em 2011 na categoria paradidático, com o livro “Quer Jogar?”, Edições SESC-SP.
Viagem Lúdica é a sua mais recente publicação.

ADRIANA FRIEDMANN
6 de outubro (segunda-feira)
O universo simbólico das crianças, olhares sensíveis para as infâncias
Mediação: Katia Keiko (Escola Viva), Silvia Kawassaki (Escola Autonomia) e Manuela Tavares (Colégio Apoio)
Adriana é também a criadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento (NEPSID) e do Mapa da Infância Brasileira. Ao longo de sua trajetória, formou educadores e pesquisadores na área da infância e em pesquisas biográficas. Além disso, é autora de vários livros e artigos sobre a temática.

ILANA KATZ
22 de outubro (quarta-feira)
Infância: tempo e lugar de inventar
Mediação: Viviane Monteiro (Escola Parque) e Lidiane Torres (Escola Centro Viva)

MARÍA EMILIA LÓPEZ
29 de outubro (quarta-feira)
Experiências culturais na primeira infância
Mediação: Aline Martins (Centro de Formação), Heloisa Benzi (Dual International School) e Juliana Fenelon (Escola Balão Vermelho)

RODRIGO NEJM
5 de novembro (quarta-feira)
Comida, afeto e Wi-Fi: o que nutre as infâncias hiperconectadas?
Mediação: Helena Mendonça (Bioma Educação) e Raul Rietmann (Dual International School)
O desenvolvimento integral no mundo cada vez mais digital exige responsabilidade compartilhada: famílias, escolas, empresas e Estado ouvindo e valorizando as perspectivas das crianças para frear a exploração comercial, a publicidade direcionada e os designs manipulativos que capturam atenção e distorcem prioridades. Afinal, não existem “nativos digitais” — todos precisam de conexões intergeracionais para desenvolver habilidades sociais, emocionais e técnicas que permitirão converter as oportunidades digitais em benefícios. A conferência também trará reflexões sobre o novo marco legal brasileiro (PL 2628/2022), apontando caminhos para políticas e práticas que protejam direitos, garantam bem-estar e ampliem as oportunidades de aprender, brincar e crescer com dignidade — dentro e fora das telas.
